TIE-Brasil
23/06/2017
Cadastre-se | Esqueci a senha!
Nome: Senha:

Linhas de trabalho


Título Descrição
ALCA Os Tratados de Livre Comércio - TLC - são peças fundamentais no processo de globalização econômico-financeira. Criticá-los apenas não basta! É preciso estudá-los a fundo para poder elaborar propostas de acordo com os interesses dos trabalhadores.

TIE-Brasil em convênio com a FEM-CUT de São Paulo desenvolveu o Curso de Formação Contínua "Os Trabalhadores e a ALCA" permitindo a Trabalhadores de base e líderes sindicais regionais estudar o tema e elaborar uma proposta dos trabalhadores em relação a ALCA e os TLCs. Estes mesmos companheiros passam, depois do curso, a fazer a multiplicação deste debate em seus locais de trabalho promovendo seminários nas fábricas, bairros, escolas, igrejas, etc.

TIE-Brasil promove encontros e seminários municipais, estaduais e nacionais sobre o tema permitindo o amplo e fraterno debate entre trabalhadores nas mais diversas categorias profissionais da diferentes regiões do Brasil e da América Latina.

TIE-Brasil também faz monitoramento de notícias sobre ALCA e TLCs, fazendo com que as mesmas cheguem aos trabalhadores.


Documentos
Atividades
Alimentação A indústria de Alimentação é um dos setores mais importantes para a Humanidade. Todos sabemos que podemos viver sem certos "avanços tecnológicos", mas sem alimentos ninguém vive.

Apesar de toda sua importância, este é um dos setores onde reinam algumas das piores condições de trabalho e salário na América Latina. Isso contribue fortemente para a manutenção da pobreza "alimentada" pela desigualdade e injustiça.

No Projeto Latinoamericano damos especial atenção aos Trabalhadores deste setor. Com eles realizamos diversas atividades regionais como os Encontros Internacionais dos Trabalhadores na Alimentação, assim como atividades específicas e locais, como os CFC Bahia e PLR. onde se procura aumentar a participação dos Trabalhadores de base na vida sindical, nos processos de negociação e organização, visando uma ação conseqüente que leve ao fim da pobreza, da injustiça e desigualdade.


Documentos
Atividades
Auto A indústria automobilística exerce forte influência na economia brasileira. É neste setor da econômia que são implantados os novos instrumentos da reestruturação industrial no país e no mundo. Além disso o produto dessa indústria - o automóvel - é motivo de intenso debate sobre o presente e o futuro dos transportes.

As atividades de TIE-Brasil desenvolvidas em conjunto com a CNM-CUT, CNTM-FS, Sindicatos de Base, Comissões de Fábrica e, mais recentemente, com a CNTT-CUT, visam debater a organização nacional dos Trabalhadores no setor, seu papel na sociedade brasileira e sua responsabilidade para com a mesma.

Dos debates ocorridos em três grandes encontros nacionais no setor (Automóveis, Autopeças e Caminhões e ônibus) surgiu uma nova agenda sindical e a necessidade de debater o problema de transportes de forma articulada entre aqueles que produzem os equipamentos de transportes (metalúrgicos) e aqueles que os usam (aeroviários, ferroviários, metroviários, portuários e rodoviários) para prestar o serviço de transporte a população. Isso representa um avanço tanto no plano econômico quanto no sindical, já que os trabalhadores buscam ocupar o seu espaço no planejamento e desenvolvimento econômico do país ao mesmo tempo que rompem na prática com o corporativismo que há décadas divide e enfraquece os trabalhadores no Brasil.


Documentos
Atividades
Bahia Em um dos mais belos estados do país encontramos uma parcela da elite mais atrasada do país. A repressão ao movimento sindical é direta e indireta.

TIE-Brasil e o Sindicacau de Ilhéus trabalham em conjunto para mudar esta situação, fortalecer o movimento sindical regional e democratizar as relações trabalhistas na região.

Duas são as frentes de trabalho através de cursos de formação contínua: "O que é sindicato" e "PLR: participação no lucros e resultados ou estratégia de dominação?"

Atualmente as atividades realizadas na Bahia envolvem Trabalhadores nos setores metalúrgico, da alimentação, educação e saúde, funcionários públicos municipais, estaduais e federais, entre outros.


Documentos
Atividades
Coordenação Regional Os escritórios de TEL-Argentina, TIE-Brasil, TIE-Chile, TIE-EUA, CETLAC e RMS do México, mantém um acordo de coordenação política das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto Latinoamericano - PLA.

Além de reuniões periódicas para discutir e avaliar o desenvolvimento do PLA a Coordenação Regional está desenvolvendo um Curso de Formação Contínua Latinoamericano - CFC LA - visando criar uma metodologia comum de trabalho nos vários países onde atuamos.

O CFC LA é um projeto piloto que está sendo ampla e democraticamente discutido entre as organizações participantes do PLA.

Documentos
Atividades
Ford A exemplo do que ocorre com a DCBR, a Ford também mantém no Brasil três fábricas geograficamente distantes.

Os Trabalhadores na Ford procuraram em TIE-Brasil o apoio para desenvolver o intercâmbio de informações entre Trabalhadores de base.

O trabalho de TIE-Brasil consiste aqui na organização de encontros nacionais e internacionais dos Trabalhadores na Ford e estimular os contatos diretos entre os Trabalhadores nesta empresa, seja no Brasil ou no exterior.

Todas as etapas de organização dos encontros são exaustivamente discutidas entre os Trabalhadores na Ford e TIE-Brasil, garantindo assim o comprometimento de todos e um forte intercâmbio de informações.


Documentos
Atividades
Liberdade e Autonomia Uma das mais importantes linhas de trabalho de TIE-Brasil é a Liberdade e Autonomia Sindical, pois são elas quem garantem aos trabalhadores o direito de se organizarem livre e democraticamente, sem a intervenção do Estado ou de partidos políticos.

TIE-Brasil promove vários seminários e encontros para discutir como os Trabalhadores vão apoiar e defender a aprovação da Reforma Sindical que atenda aos seus interesses, aumente a democracia, o pluralismo e o papel preponderante das bases e das Organizações nos Locais de Trabalho.

Sem a Reforma Sindical os Trabalhadores brasileiros continuarão sob o jugo de leis fascistas copiadas da legislação de Mussolini.

Fazer a Reforma Sindical é democratizar e fortalecer os sindicatos brasileiros, pois a partir dela o importante será o tamanho da organização dos Trabalhadores de base e não o tamanho da língua ou da conta bancária do dirigente sindical.


Documentos
Atividades
MBB (DCBR) A Mercedes-Benz (DaimlerChrysler) mantém três fábricas no Brasil geograficamente distantes uma das outras e os Trabalhadores nestas tinham certa dificuldade em manter um contato permanente.

O Curso de Formação Contínua (CFC) dos Trabalhadores na Mercedes-Benz Brasil (DaimlerChrysler Brasil - DCBR) elaborado por TIE-Brasil e aprovado no Encontro Nacional dos Trabalhadores na MBB (DCBR) atende a uma velha reivindicação dos Trabalhadores na MB (DC) - possibilitar o intercâmbio de informações e a articulação de ações conjuntas. No CFC juntou-se torca de informações, formação e ação concreta.

Os Trabalhadores que participam do curso saem aptos tanto para a ação sindical quanto para participar na formação de novos companheiros no local de trabalho.


Documentos
Atividades
PLR PLR ou Participação nos Lucros e Resultados. O que é isso? Flexibilização dos salários ou participação no "bolo" da empresa? Até onde vai a tal da participação nos resultados? O que é preciso saber para negociar o PLR?

Estas e outras perguntas vão sendo respondidas pelos próprios trabalhadores ao longo do Curso de Formação Contínua "Participação nos Lucros e Resultados" - CFC PLR.

Neste curso Trabalhadores de base e líderes sindicais manejam técnicas de coleta de dados, negociação e organização dos trabalhadores que permitem a defesa dos interesses dos Trabalhadores e a participação destes no processo de negociação do PLR.


Documentos
Atividades
Região Sul Em meados dos anos 1990 muitas empresas transferiram fábricas para o Sul do país, abandonando os tradicionais centros fabris no estado de São Paulo, onde havia um movimento sindical mais organizado.

TIE-Brasil sempre atento a estes movimentos do capital buscou ativamente estabelecer uma linha de trabalho na região para atender as demandas locais - a troca de informações entre trabalhadores dentro da região sul do país e entre estes e seus companheiros de outras regiões.

Uma iniciativa inédita permite que trabalhadores ligados tanto a Central Única dos Trabalhadores quanto a Força Sindical se reúnam periódicamente para discutir os problemas enfrentados nos locais de trabalho e estabelecer planos de ação em defesa dos interesses dos trabalhadores. Esta iniciativa também permite que os companheiros visitem as fábricas e conheçam as diferentes realidades nas montadoras de automóveis, caminhões e chassis, de um lado, e das encarroçadoras de ônibus, de outro.


Documentos
Atividades
Saúde Há anos o movimento sindical se vê envolvido em um debate entre aqueles que dividem as lutas em defesa da saúde do Trabalhador em "preventivas" e aqueles que defendem medidas "curativas". Para TIE-Brasil e os sindicatos com quem trabalhamos este debate está equivocado.

A Saúde do Trabalhador é fruto de todo um sistema de relações e organização do trabalho e da produção. Portanto, para discutí-la e atuar em defesa dos Trabalhadores é preciso saber concretamente onde e como trabalhamos.

Sindicatos, Comissões de Fábrica dos Trabalhadores e Comissões Internas e Prevenção de Acidentes - CIPAs precisam romper com as barreiras legais existentes e atuar em conjunto. As atividades promovidas por TIE-Brasil estimulam esta atuação conjunta ao criar espaço para que os representantes dos Trabalhadores de níveis diferentes possam debater e defender a democracia nos locais de trabalho e nas entidades sindicais.

Na prática este trabalho todo se traduz em três Cursos de Formação Contínua - CFC Saúde, um em cada uma das regiões economicamente mais importantes do país - Nordeste, Sul e Sudeste. A discussão aqui não se resume apenas em ter ou não ter saúde, estar ou não estar doente, fundar ou não associações de lesionados, mas sim como democratizar as organizações sindicais e os processos produtivos de forma que os mesmos não sejam danosos para os Trabalhadores.


Documentos
Atividades
Software Livre e Linux Em 2005 TIE-Brasil adotou o Kurumin Linux como seu programa operacional, o browser Mozilla-Firefox, o gerenciador de e-mails Mozilla-Thunderbird e os aplicativos da suíte integrada de escritório BrOffice baseada no OpenOffice.org.

Nossa página web está hospedada em servidores Linux e rodando com aplicativos deste sistema operacional.

Tanto na página web como em nossas atividades divulgamos nosso apoio ao software livre e estimulamos as pessoas a adotarem soluções de código-fonte aberto e livres.

Sempre que possível mostramos como é fácil, rápido e prático usar o Kurumin Linux, inclusive abrindo arquivos gerados em aplicativos de outros sistemas operacionais.

O Software livre permite ao usuário saber exatamente o que suas máquinas estão fazendo, bem como permite controlar todo o processamento de informações, com segurança, sem precisar pedir e pagar licença para empresas monopolistas e manipuladoras de informação.

Conhecimento não se vende. Se transmite.

Liberdade não se compra.

Use software livre você também!!!


Documentos
Atividades