TIE-Brasil
29/03/2024
Cadastre-se | Esqueci a senha!
Nome: Senha:

Linhas de trabalho


Título Descrição
Auto A indústria automobilística exerce forte influência na economia brasileira. É neste setor da econômia que são implantados os novos instrumentos da reestruturação industrial no país e no mundo. Além disso o produto dessa indústria - o automóvel - é motivo de intenso debate sobre o presente e o futuro dos transportes.

As atividades de TIE-Brasil desenvolvidas em conjunto com a CNM-CUT, CNTM-FS, Sindicatos de Base, Comissões de Fábrica e, mais recentemente, com a CNTT-CUT, visam debater a organização nacional dos Trabalhadores no setor, seu papel na sociedade brasileira e sua responsabilidade para com a mesma.

Dos debates ocorridos em três grandes encontros nacionais no setor (Automóveis, Autopeças e Caminhões e ônibus) surgiu uma nova agenda sindical e a necessidade de debater o problema de transportes de forma articulada entre aqueles que produzem os equipamentos de transportes (metalúrgicos) e aqueles que os usam (aeroviários, ferroviários, metroviários, portuários e rodoviários) para prestar o serviço de transporte a população. Isso representa um avanço tanto no plano econômico quanto no sindical, já que os trabalhadores buscam ocupar o seu espaço no planejamento e desenvolvimento econômico do país ao mesmo tempo que rompem na prática com o corporativismo que há décadas divide e enfraquece os trabalhadores no Brasil.


Documentos
Atividades